segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Projeto: Bom-dia, todas as cores!

Na condição  de monitora,  realizei a atividade da Tuma do segundo ano da EMEF Tuiuti.  Pude observar o quanto é importante o professor estar sempre atento as situações de sala de aula para instigar a aprendizagem  dos alunos. 
Como base para as atividades foi realizada a contação de história  "Bom-dia,  todas as cores! " da autora Ruth Rocha. 
E  a partir dessa atividade a turma foi dividida em grupos,  cada grupo teria que escolher uma cor para representação de casa um,  dentro dos balões haviam sílabas para formarem as palavras e em grupo criarem frases.  Ao término da atividade foram distribuídos camaleões para a pintura e criação de um nome de seu bicho de estimação. 
Os resultados foram muito proveitosos,  pois pude entrar em contato com os alunos e me manter mais próxima aos mesmos.  Constatei que por serem espertos e inteligentes,  para que a palavra de fato fosse escrita de forma correta,  os alunos liam e reliam até acertar a escrita da palavra.  Ousaram de suas criatividades ao efetuarem  a tarefa de construção  das frases com as palavras escritas no momento anterior. 
As palavras que os alunos escreveram foram: flores,  contentes,  cores,  amigos,  sapato,  humor,  mundo,  bonito,  camaleão,  natureza,  florestal e carnaval.  O trabalho em grupo foi uma das melhores maneiras de verificar a aprendizagem  do aluno,  pois pude perceber a união da turma e a força  de vontade em ajudar os colegas no momento da escrita das frases no caderno.

Um comentário:

  1. A prática pedagógica exige o desafio constante de acompanhar as aprendizagens dos alunos, por isso o blog/portfólio é recomendável. Parabéns!

    ResponderExcluir